Mentora Espiritual

img_mentora

História da vida de Vó Luíza da Calunga Grande

 

Sua família foi capturada na região de Benim na África quando sua mãe estava grávida dela. Devido a viagem muito difícil e penosa, sua mãe adoeceu gravemente e muito enfraquecida, deu a luz a uma menina prematura.

Ao jogar o corpo de sua mãe em alto mar, o seu pai entregou esta criança aos cuidados de Iemanjá para suprir a falta da figura materna onde Iemanjá traduz em si esta energia. Entregou também a Oxalá para que Sua Misericórdia pudesse amenizar as suas dores.

Foi cuidadosamente amamentada e cuidada por negras anônimas também capturadas na África e viajantes deste navio.

Cresceu ouvindo histórias de pessoas que eram financiadas pelos Senhores de Escravos que ficavam incitando guerras e capturas do seu povo na África para conseguir mais e mais escravos.

Indignada, ajudava a todos que queriam liberdade e por isso foi muito castigada, mas seu anseio por liberdade e sua fé eram a inspiração de sua vida.

Todas as vezes que podia, questionava os ensinamentos deste Deus diferente daquele que seu povo acreditava, mas procurou sempre entender a liberdade desta busca que cada ser traz.

Compreendeu os ensinamentos doutrinários da Igreja Católica e trouxe consigo a sabedoria de reconhecer e professar os ensinamentos de Jesus.

Iniciou o seu trabalho mediúnico em agosto de 1989 com sua médium Zuleika Menezes na Casa Espírita JOFRA – Jovem Fraternidade, situada no município de Campos dos Goytacazes, sob a direção de Yalomim, filha da Casa Xangô Menino em Macaé.

Em 1995 começou a atender na Casa Mãe, onde em 1999 recebe da Mentora da Casa, Vovó Cambinda e de Xangô a missão de iniciar e comandar um trabalho espiritualista em Araruama.

Em 20 de janeiro de 2000, inicia o trabalho como mentora da Casa.

Em maio de 2002 Obaraiyê recebe obrigação de Mãe Pequena junto ao seu pai Banda Silê de Xangô Airá Intinle.

Zuleika Menezes, já Obaraiyê desde maio de 1999, sustentada pelos ensinamentos do pai Banda Silê, do pai criador Alayedan e do seu padrinho Akinhazan, comanda a casa de Vovó Luíza, buscando preservar as raízes da família e os sábios ensinamentos e direcionamentos da querida mentora.

Vó Luíza plantou em cada coração a semente da fé nos desígnios de Deus que se revela para nós através dos Orixás.

Agregou valores do Evangelho de Jesus e formou a nossa Família Espiritual.

Abraça seus filhos e os cura através da oportunidade de transformação, cercada pelo bálsamo do amor que ela traduz através do servir.

img_mentora2